Os aniversários são datas muito importantes para a maioria das pessoas, já que mais um ano de vida traz consigo a comemoração de realizações, desejos alcançados, superações e também novos pedidos e objetivos a se buscar. Além disso, um a mais para ser vivido pode trazer muitas experiências inesquecíveis.

A importância de comemorar o aniversário

Inicialmente, as comemorações de aniversários eram um pouco diferentes, realizadas geralmente em locais mais altos como no topo de uma montanha, com velas acessas e outros rituais. O objetivo principal era proteger o aniversariante e livrá-lo de todos os demônios no próximo ano de sua vida.

Hoje as coisas mudaram um pouco: as comemorações possuem um ar mais festivo, com comes e bebes servidos aos convidados que por sua vez trazem presentes. No entanto, as felicitações trazem sempre o desejo de “muitas felicidades”, expressando o que se quer para o aniversariante.

A festa de aniversário, como um momento especial, traz mais um ano de vida em um ciclo que se repete. As pessoas gostam de passar a data com seus amigos mais próximos e queridos e com seus familiares.

Muitas vezes, quando se fala em aniversário, a primeira coisa que se pensa é no presente e na festa. Porém, mais importante do que isso é a mensagem ao aniversariante, os votos sinceros de felicidades, sucesso, sorte, prosperidade. Costuma-se ainda desejar paz, amor, amizade, harmonia: tudo o que é realmente importante para a felicidade no próximo ano de vida.

Na correria do dia a dia, inúmeras vezes deixamos passar o aniversário de um amigo querido ou mesmo de um familiar. Mas, apesar da agitação do dia a dia, o mundo moderno nos oferece ferramentas que podem ajudar a lembrar das pessoas importantes. Existem inúmeras mensagens que podem ser enviadas via redes sociais, e-mail, celular. O que não vale é deixar passar este momento tão importante e simbólico.